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quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Desempenho do mercado de luxo a subir

O Imobiliário continua a ser encarado por muitos investidores como um investimento seguro, sólido, de médio/longo prazo. Um sector «refúgio», classifica José Manuel Fortunato, administrador da MSF TUR.IM, no qual quem tem disponibilidade financeira opta muitas vezes por apostar.
«O sector imobiliário continua a ser um sector refúgio; as pessoas que têm dinheiro continuam a querer colocar o dinheiro em qualquer sítio. Como o mercado imobiliário português não sofreu os excessos de outros mercados como é o caso espanhol, encaro com bastante optimismo alguns dos projectos que estão a ser desenvolvidos neste momento em Portugal nesta área».

Mas um segmento menos exposto à crise nem por isso deixa de ter de satisfazer os critérios mais exigentes.

«Em Lisboa, o segmento de luxo está pela 1ª vez a sofrer alguma recessão. Neste momento, um produto de luxo para ser vendável não chega só ser um produto com boa qualidade de construção e boas áreas; é imprescindível estar bem localizado e ter um projecto de arquitectura de qualidade», analisa José Manuel Fortunato.

No que se refere ao mercado de 2ª habitação, «também há neste momento uma altíssima concorrência». «Só os melhores projectos é que se estão a conseguir vender. E aí são as novas localizações que estão a vender melhor. O Algarve está a sofrer alguma recessão, mas já o caso de Óbidos não se nota tão fortemente e aparecem novos mercados interessados nos nossos produtos».

«Acho que os próximos anos vão ser de muita competitividade neste segmento», perspectiva o administrador da MSF TUR.IM. «Vai haver menos oferta, não só pelo facto de haver menos procura, mas principalmente pelas grandes dificuldades de financiamento» neste momento, «menos promotores a actuar mas maiores e de maior capacidade, e vai começar a ser dada maior importância por parte dos compradores a quem promove e a quem constrói este tipo de produtos».

Pedro Silva, administrador da Acordo Óbidos – Empreendimentos Turísticos S.A., promotora do Bom Sucesso – Design Resort, Leisure, Golf & SPA, revela-se confiante no futuro.

«Neste período difícil a maior parte dos clientes que se têm aproximado de nós são clientes que têm fundos próprios para fazer investimento; clientes que não estão dependentes de financiamento de um banco ou de terceiros, e esses vêem se calhar uma boa oportunidade hoje em dia para fazerem melhores negócios ou um investimento mais sólido, algo que não se volatiliza na bolsa».
Pedro Silva considera que «há sempre espaço para este tipo de investimentos, há sempre espaço para as pessoas comprarem as casas mais caras que nós temos, há sempre espaço para procurarem algo diferenciador».

Para informações sobre a nossa panóplia de serviços de Prospecção Privada de Imóveis de Luxo, filipelourenco@xarme.net

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